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Isenção para Imóveis localizados no centro histórico

O que é?

Solicitação para ficar isento do pagamento de IPTU, em virtude do imóvel estar classificado como histórico ou cultural, assim reconhecidos pelo órgão competente, e que tenham suas fachadas e coberturas restauradas em suas características arquitetônicas originais.

Qual a documentação necessária?

  • Requerimento;
  • Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Se você é cônjuge do proprietário do imóvel, apresente Certidão de Casamento;
  • Se o proprietário for falecido, apresente Atestado de Óbito;
  • Documentos do imóvel: Registro do imóvel ou Escritura Pública ou Instrumento particular de compra e venda ou Doação com carimbo do RTD;
  • Guia do IPTU do exercício;
  • Laudo de conclusão da obra de restauração de fachadas e coberturas, concedido pelo órgão municipal competente;
  • Comprovação de uso residencial ou empresarial do imóvel, por meio de declaração concedida pelo órgão municipal de controle urbano;

  • Quando a utilização do imóvel envolver exercício de atividade econômica, deve ser observado o licenciamento concedido pelo Poder Público Municipal;

Obs.: O laudo de conclusão de obra deve conter a data em que foi concluída a obra, bem como o uso do imóvel e, no caso de imóvel comercial, também anexe Alvará de Funcionamento.

Como proceder (Passo a passo)?

Atendimento Virtual:

  • Clique em Formalizar Processo ou aqui. Se é o primeiro acesso, cadastre login e senha e aguarde 24h para receber e-mail confirmando a validação de seu cadastro. Cadastrado, clique de novo em Formalizar Processo ou aqui e siga as orientações do sistema.

Se houver pendência:

Em caso de pendência, a Semef enviará mensagem para o e-mail cadastrado. Responda a pendência conforme a orientação deste Tutorial.

Atendimento Presencial

 

(Exclusivamente por agendamento).

 

  • Para agendar, ligue 156 ou clique aqui).

  • No dia agendado, leve em mãos os documentos relacionados em "QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA?";
  • Pague a taxa de expediente.

Como acompanhar o andamento do serviço?

Internet: Clique aqui e informe o NÚMERO do processo, sem pontos, ou o ASSUNTO ou o CPF ou o NOME de quem deu entrada no processo ou CNPJ, caso seja pessoa jurídica.

PresencialLigue 156. Tenha em mãos sua Carteira de Identidade (RG) e seu CPF ou CNH.

Perguntas Frequentes (FAQ):

Qual o período para solicitar a isenção do IPTU?

  • De setembro a novembro do exercício em curso.

É necessário fazer a solicitação de isenção todos os anos?

  • Não. A concessão desse benefício fiscal é aplicável para o ano do pedido e para os dois anos subsequentes. A renovação da certidão de isenção, mantidas as condições legais para sua concessão, deverá ser solicitada no último ano da validade da certidão.

Qual a unidade responsável?

Subsecretaria de Receita/Departamento de Tributação.

 

  • Prefeitura Municipal de Manaus

  • Av. Brasil, 2971 - Compensa I - Cep: 69036-110 - Manaus./AM
    Telefone: 3625-6991
    Email: .

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