Logo Prefeitura
Logo Portal de Serviços Logo Portal de Serviços

Revisão de Dados Cadastrais

O que é?

Solicitação para alteração de informações relativas aos dados cadastrais de imóveis.

Qual a documentação necessária?

Atendimento virtual (Atenção! Toda documentação digitalizada deve estar em PDF)

  • Requerimento. Clique aqui para baixar o requerimento;
  • Pessoa física: Cópia digitalizada da Carteira de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou CNH;
  • Pessoa jurídica: Cópia digitalizada do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e do contrato social atualizado;
  • Se procurador: Cópia digitalizada da procuração reconhecida em cartório, da RG e do CPF ou da CNH;
  • Se herdeiro/divórcio/separação: Cópia digitalizada da partilha/inventário dos bens e da Certidão de Óbito do proprietário do imóvel;
  • Se cônjuge: Cópia digitalizada da RG, do CPF ou da CNH e da Certidão de Casamento ou do Documento de União Estável;
  • Se representante legal/outros: Cópia digitalizada da RG, do CPF ou da CNH e do documento que lhe confere tal poder;
  • Cópia digitalizada de comprovante de residência (água, energia, tv por assinatura ou telefone fixo);
  • Cópia digitalizada do documento do imóvel (título definitivo, registro do imóvel atualizado, escritura, instrumento particular de compra e venda, doação com carimbo do RTD quando se tratar de instrumento particular);
  • Para imóveis com área construída: se não possuir documentação ou não possua cadeia dominial e/ou sem identificação do proprietário, apresentar cópia digitalizada da Declaração de Posse Mansa e pacífica (sem reconhecimento de firma);
  • Para imóveis sem área construída (terreno): apresentar cópia digitalizada da cadeia de domínio a partir do registro de imóveis (certidão narrativa do imóvel atualizado);
  • Cópia digitalizada do croqui da(s) construção(ões) e/ou terreno(s) com as medidas de cada um e endereço;
  • Fotos digitais (frente, lado e fundos);
  • Cópia digitalizada do croqui de localização do imóvel com o nome das ruas que formam a quadra e com a distância da esquina mais próxima, número dos vizinhos da direita e esquerda;
  • Se alteração do uso do imóvel para misto ou comercial: Cópia digitalizada do BIM (se já possuir inscrição municipal);
  • Se alteração do padrão construtivo e/ou estado de conservação: fotos digitais do imóvel parte interna e externa.

Como proceder (Passo a passo)?

Atendimento Virtual:

  • Clique em Formalizar Processo ou aqui. Se é o primeiro acesso, cadastre login e senha e aguarde 24h para receber e-mail confirmando a validação de seu cadastro;
  • Confirmado o cadastrado, clique de novo em Formalizar Processo ou aqui e siga as orientações do sistema.

Se houver pendência:

  • Em caso de pendência, a Semef enviará mensagem para o e-mail cadastrado. Responda a pendência conforme a orientação deste Tutorial.

Atendimento Presencial

(Exclusivamente por agendamento)

  • Para agendar, ligue 156 ou clique aqui).

Como acompanhar o andamento do serviço?

Clique aqui e informe o número do processo, sem pontos, ou o assunto ou o CPF ou o nome de quem deu entrada no processo ou CNPJ, caso seja pessoa jurídica.

Perguntas Frequentes (FAQ):

Tenho dois imóveis distintos e quero atualizar as informações cadastrais de ambos. Posso solicitar no mesmo processo?

Discordo dos valores de lançamento do IPTU que acabei de receber. Devo formalizar o processo neste campo?

  • Não. As impugnações ao lançamento do IPTU, são feitas em Impugnação do Lançamento do IPTU. A revisão de dados cadastrais dos imóveis tem a finalidade de atualizar a atual situação do imóvel, em comparação com os dados constantes no Cadastro Imobiliário Municipal.

Qual a unidade responsável?

Subsecretaria da Receita/Departamento de Cadastros.

  • Prefeitura Municipal de Manaus

  • Av. Brasil, 2971 - Compensa I - Cep: 69036-110 - Manaus./AM
    Telefone: 3625-6991
    Email: .

2018 - Prefeitura Municipal de Manaus - Todos os direitos reservados