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Inclusão do imóvel no cadastro imobiliário

O que é?

Solicitação de inclusão de imóvel no Cadastro Imobiliário.

Qual é a documentação necessária?

Atendimento virtual (Atenção! Toda documentação deve ser digitalizada em PDF):

  • Requerimento. Clique aqui para baixar o requerimento.
  • Pessoa Física:
  • Cópias digitalizadas da Carteira de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou da CNH;
  • Pessoa jurídica:
  • Cópia digitalizada do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Cópia digitalida do contrato social atualizado;
  • Procurador:
  • Cópia digitalizada da procuração reconhecida em cartório;
  • Cópia digitalizada da RG e do CPF ou da CNH;
  • Herdeiro/divórcio/separação:
  • Cópia digitalizada da partilha/inventário dos bens e da Certidão de Óbito;
  • Cônjuge:
  • Cópia digitalizada da RG, CPF ou da CNH e da Certidão de Casamento ou do Documento de União Estável;
  • Representante legal/outros:
  • Cópia digitalizada da RG, do CPF ou da CNH e do documento que lhe confere tal poder;
  • Cópia digitalizada do comprovante de residência do imóvel;
  • Caso seja terreno: cópia digitalizada de um comprovante de endereço para correspondência (água, energia, tv por assinatura ou telefone fixo);
  • Cópia digitalizada do documento do imóvel (título definitivo, registro do imóvel atualizado, escritura, instrumento particular de compra e venda, doação com carimbo do RTD quando se tratar de instrumento particular);
  • Imóveis com área construída: caso não possua documentação ou não possua cadeia dominial e/ou sem identificação do proprietário: cópia digitalizada da declaração de posse mansa e pacífica (sem reconhecimento de firma);
  • Imóveis sem área construída (terreno): cópia digitalizada da cadeia de domínio a partir do registro de imóveis (certidão narrativa do imóvel atualizado);
  • Cópia digitalizada do croqui da(s) construção(ões) e terreno, com as medidas de cada um e endereço;
  • Fotos digitalizadas (frente, lado e fundos);
  • Cópia digitalizada do croqui de localização do imóvel com o nome das ruas que formam a quadra e com a distância da esquina mais próxima, número dos vizinhos da direita e da esquerda.

Como proceder (Passo a passo)?

Atendimento Virtual:

  • Clique em Formalizar Processo ou aqui. Se é o primeiro acesso, cadastre login e senha e aguarde 24h para receber e-mail confirmando a validação de seu cadastro;
  • Confirmado o cadastrado, volte a clicar em Formalizar Processo ou aqui e siga as instruções. 

Se houver pendência:

  • A Semef enviará mensagem para o e-mail cadastrado. Responda a pendência conforme a orientação deste Tutorial.

Atendimento Presencial

(Exclusivamente por agendamento)

  • Para agendar, ligue 156 ou clique aqui).

Como acompanhar o andamento do serviço?

Clique aqui e informe o número do processo, sem pontos, ou o assunto ou o CPF ou o nome de quem deu entrada no processo ou CNPJ, caso seja pessoa jurídica.

Perguntas Frequentes (FAQ):

Identifiquei no Boletim de Cadastro Imobiliário um dado errado do meu imóvel. Como faço para solicitar correção?

Qual a unidade responsável?

Subsecretaria de Receita/Departamento de Tributos Imobiliários.

  • Prefeitura Municipal de Manaus

  • Av. Brasil, 2971 - Compensa I - Cep: 69036-110 - Manaus./AM
    Telefone: 3625-6991
    Email: .

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