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Isenção de TL/TVF (Alvará) Vinculado à Bolsa universidade

O que é?

Solicitação de isenção da taxa de verificação de funcionamento regular devida pela instituição de ensino superior (IES) vinculada ao programa bolsa universidade (PBU).

Conforme estabelecido no Art. 9º, I, do Decreto nº 3154/2015, com redação dada pelo Decreto nº 5.494/2023, a solicitação da isenção deverá ser realizada até o último dia do exercício anterior ao do gozo.

Qual a documentação necessária?

  • Carteira de identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF) do representante legal da instituição de ensino;
  • CNPJ e contrato social ou estatuto com a última alteração;
  • Termo de adesão do programa bolsa universidade (PBU), emitido pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI) devidamente assinado pelas partes;
  • Cumprimento das obrigações tributárias municipais principais e acessórias, requisito que será verificado no momento da análise do processo mediante a emissão de certidão negativa de tributos municipais (CND) ou de certidão positiva com efeito de negativa (CPEN).
  • Se procurador: procuração reconhecida em cartório ou com assinatura digital, RG e CPF.

Como proceder (passo a passo)?

Atendimento virtual:

Clique em formalizar processo ou aqui. Se é o primeiro acesso, cadastre login e senha e aguarde até 24h para receber e-mail confirmando seu cadastro. Confirmado, volte a clicar em formalizar processo ou aqui e siga as orientações do sistema.

Se houver pendência:

Em caso de pendencia, a SEMEF enviará mensagem para o e-mail cadastrado;

Responda a pendência conforme a orientação deste tutorial.

Como acompanhar o andamento do serviço

Internet:

Clique em consulta de processos ou aqui e informe o número do protocolo ou o assunto ou cpf ou nome do interessado ou cnpj, se for pessoa jurídica;

Presencial:

(exlusivamente por agendamento)

Para agendar, ligue 156 ou clique aqui.

Leve ao atendimento seu RG e CPF.

Qual a legislação aplicada?

LEI Nº 1.932, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2014;

DECRETO N° 3.154, DE 06 DE AGOSTO DE 2015;

DECRETO Nº 5.494, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2023.

Perguntas Frequentes (FAQ):

Como posso verificar o andamento do processo?

Para processos formalizados no portal de serviços ou no SIGED (atendimento presencial a partir de 19/05/2015), clique aqui. Se for para processos formalizados na semef antes de maio/2014 ou em outras secretarias, clique aqui.

Qual a unidade responsável?

Subsecretaria da Receita/Departamento de Tributação.

  • Prefeitura Municipal de Manaus

  • Av. Brasil, 2971 - Compensa I - Cep: 69036-110 - Manaus./AM
    Telefone: 3625-6991
    Email: .

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