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Alteração de Endereço do Imóvel

O que é?

Solicitação para atualizar ou alterar o endereço do imóvel do contribuinte no cadastro imobiliário.

Qual é a documentação necessária?

Atendimento presencial (Exclusivamente por agendamento. Para agendar, ligue 156 ou clique aqui).

Atendimento virtual (Atenção! Todo documento digitalizado deve estar em PDF):

  • Requerimento. Clique aqui para baixar o requerimento;
  • Cópia digitalizada da Carteira de Identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou da CNH, em caso de pessoa física;
  • Cópia digitalizada do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e do contrato social atualizado, em caso de pessoa jurídica;
  • Procurador: Cópia digitalizada da procuração reconhecida em cartório, da RG e do CPF ou da CNH;
  • Se cônjuge: Cópia digitalizada da RG, do CPF ou da CNH e da Certidão de Casamento ou de Documento de União Estável;
  • Se representante legal/outros: Cópia digitalizada da RG, do CPF ou da CNH e documento que lhe confere tal poder;
  • Se erro cadastral: Cópia digitalizada do documento do imóvel (título definitivo, registro do imóvel atualizado, escritura, instrumento particular de compra e venda, doação com carimbo do RTD quando se tratar de instrumento particular);
  • Cópia digitalizada do comprovante de residência do imóvel (se terreno, do endereço para correspondência: água, energia, tv por assinatura ou telefone fixo);

Obs: Se necessário, documentos complementares poderão ser solicitados.

Como proceder (Passo a passo)?

Atendimento Presencial (Exclusivamente por agendamento. Ligue 156 ou clique aqui).

Atendimento Virtual:

  • Clique em Formalizar Processo ou aqui. Se é o primeiro acesso, cadastre os dados de login e senha;
  • Cadastrado, clique de novo em Formalizar Processo ou aqui e siga as orientações do sistema.

Se houver pendência:

  • Em caso de pendência, a SEMEF enviará mensagem para o e-mail cadastrado;
  • Responda a pendência conforme a orientação deste Tutorial.

Como acompanhar o andamento do serviço?

Clique aqui e informe o número do processo, sem pontos, ou o assunto ou o CPF ou o nome de quem deu entrada no processo ou CNPJ, caso seja pessoa jurídica.

Perguntas Frequentes (FAQ):

  • A minha residência possui endereços diferentes para a concessionária de água, de energia e para a Prefeitura. Como saber qual é o correto?
    Quem legisla sobre endereços na cidade é a Prefeitura, mais especificamente o IMPLURB, órgão responsável pela emissão da Certidão de Endereço.

Qual a unidade responsável?

Subsecretaria de Receita/Departamento de Tributos Imobiliários.

 

  • Prefeitura Municipal de Manaus

  • Av. Brasil, 2971 - Compensa I - Cep: 69036-110 - Manaus./AM
    Telefone: 3625-6991
    Email: .

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