Logo Prefeitura
Logo Portal de Serviços Logo Portal de Serviços

Pagamento IPTU (2a. via)

O que é?

É a emissão da guia de pagamento (DAM – Documento de Arrecadação Municipal) para efetuar o pagamento referente ao Imposto Predial Territorial e Urbano – IPTU.

Qual a documentação necessária?

Matrícula do IPTU disponível no seu carnê do IPTU ou ITU (Imposto Territorial Urbano).

Qual o prazo para atendimento?

A guia para pagamento é gerada de imediato e o prazo para pagamento é conforme o vencimento de cada guia.

Como proceder (passo a passo)?

Atendimento Virtual
Após acessar o site semefatende.manaus.am.gov.br, selecione EMPRESA, clique em DAM e depois em PAGAMENTO IPTU (2ª. VIA). Clique no botão “GERAR GUIA DE PAGAMENTO”, informe um dos campos solicitados e siga as orientações do sistema.

Como acompanhar o andamento do serviço?

Não aplicável, pois o serviço é imediato.

Perguntas Frequentes (FAQ):

  • Como faço para imprimir a guia de pagamento do meu IPTU?
    É simples, basta clicar em "GERAR GUIA DE PAGAMENTO" no Pagamento de IPTU (2ª. VIA), informar o número da matrícula e imprimir o boleto.
  • Onde posso pagar a guia de pagamento?
    Nos bancos conveniados até a data do vencimento: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (inclusive Casas Lotéricas), Itaú, Basa, Santander, BANCOOB.
  • Onde posso pagar o DAM (Documento de Arrecadação Municipal) e baixar no mesmo dia?
    Somente no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal (inclusive Casas Lotéricas).
  • O serviço “pagamento de DAM” está disponível para débito automático?
  • Não. Mas, o pagamento poderá ser agendado via internet banking.
  • Gostaria de pagar meu IPTU, mas não sei o número da matrícula e não moro em Manaus. Podem mandar por e-mail o número da matrícula?
    Por questão de sigilo fiscal não é possível enviar por e-mail o número da matrícula. Acesse Solicitação de Matrícula de IPTU para formalizar seu pedido.
  • Paguei a primeira parcela do meu IPTU atrasado após negociação, mas o meu nome ainda se encontra em protesto. Como proceder para retirar o meu nome do protesto?
    Além de pagar a entrada do parcelamento é necessário identificar em qual(is) cartório(s) o seu nome se encontra em protesto e em seguida efetuar o pagamento da custa do cartório para ter o nome retirado do protesto. Acesse ao link para informação do cartório: https://site.cenprotnacional.org.br.
  • Meu IPTU está em Dívida Ativa, como faço para resolver?
    OBasta recolher os débitos emitindo a segunda via do DAM (Documento de Arrecadação Municipal) em guia única no PAGAMENTO IPTU (2ª.VIA) ou parcelar em PARCELAMENTO WEB, ou se precisar de outras informações, entre em contato com a PGM (Procuradoria Geral do Município) pelo email: atendimento.pdacepgm@pmm.am.gov.br ou pelo telefone (092) 98842-3004 no horário de 8h às 14h.
  • Moro em um condomínio residencial, como faço para saber meu IPTU? Como faço para ter acesso ao carnê de pagamento e o número da matrícula?
    Em virtude do sigilo fiscal, não é possível disponibilizar a guia para pagamento sem o número do cadastro imobiliário/matrícula de IPTU. Acesse Solicitação de Matrícula de IPTU para formalizar seu pedido.
  • Paguei meu IPTU por débito automático e tenho apenas os comprovantes do banco. Gostaria de saber como posso pegar o comprovante de quitação?
    O próprio documento do banco é o comprovante, mas em caso de dúvida pode imprimir a Certidão Negativa de Débitos, disponível em EMISSÃO DE CND, esta informará que não há débitos para o referido imóvel.

Qual a unidade responsável?

Subsecretaria de Receita/ Departamento de Arrecadação.

  • Prefeitura Municipal de Manaus

  • Av. Brasil, 2971 - Compensa I - Cep: 69036-110 - Manaus./AM
    Telefone: 3625-6991
    Email: .

2018 - Prefeitura Municipal de Manaus - Todos os direitos reservados