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Restituição de ISSRF

O que é?

Solicitação para receber a devolução do pagamento do Imposto sobre serviço homologado ou retido na fonte (ISSRF), quando este for duplicado, pago a maior ou pago indevidamente.

Qual a documentação necessária?

É preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Requerimento do serviço;
  • Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) do profissional autônomo;
  • Documento(s) de Arrecadação Municipal – DAM’s, origem e duplicido;
  • Se procurador: procuração reconhecida em cartório, RG e CPF;
  • Informar banco, agência e número da conta para recebimento (comprovante do banco);
  • DMS e apêndices do período objeto da solicitação (se for o caso).

Obs.: Se necessário, documentos complementares poderão ser solicitados.

Qual o prazo para atendimento?

Em média 30 (trinta) dias.

Como proceder passo a passo?

Atendimento Presencial
1 – Dirija-se a uma das Unidades de Atendimento com os documentos em mãos para solicitar o serviço;
2 – Efetue o pagamento da taxa de expediente no valor de R$ 10,18 (0,1 UFM).

Atendimento Virtual para solicitar o serviço:
1 – Clique no botão Formalizar Processo. Quando for o primeiro acesso, os dados de login e senha do solicitante devem ser cadastrados previamente;
2 – Siga as orientações do sistema.

Atendimento Virtual para responder pendencia:
1 – Em caso de pendencia, a SEMEF irá enviar um Comunicado para o e-mail do requerente.
2 – O requerente deverá responder a pendência conforme a orientação deste Tutorial.

Como acompanhar o andamento do serviço?

Internet: Clique no banner Consulta de Processos e informe o número do protocolo.

Presencial: Apresente seu RG e CPF e verifique a situação atual do processo.

Qual a legislação aplicada?

  • Artigo nº 165, Inciso I a III, Lei nº 5.172, de 25/10/1966 Código Tributário Nacional – CTN;
  • Decreto nº 5. 682, de 23/02/1987;
  • Portaria nº 014, de 2012 – GS/SEMEF.

Perguntas Frequentes (FAQ)

  • Como posso verificar o andamento do processo?
    Para processos formalizados no Portal de Serviços ou no SIGED (atendimento presencial a partir de 19/05/2015), clicar no botão Consulta de Processos e em seguida Processos fazendários. Se for para processos formalizados na SEMEF antes de Maio/2014 ou em outras Secretarias, deve selecionar  Consulta de Processos Físicos.

Qual a unidade responsável?

Subsecretaria de Receita/ Departamento de Fiscalização.

  • Prefeitura Municipal de Manaus

  • Av. Brasil, 2971 - Compensa I - Cep: 69036-110 - Manaus./AM
    Telefone: 3625-6991
    Email: .

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