passo2
Logo Prefeitura
Portal de Serviços Manaus

Pagamento de IPTU (2a. via)

O que é?

Émissão da guia (inclusive segunda via) para efetuar o pagamento do Imposto Predial Territorial e Urbano – IPTU.

Qual é a documentação necessária?

Número da Matrícula do IPTU. O número da Matrícula está no carnê do IPTU.

Como proceder (Passo a passo)?

Atendimento Virtual

  • Clique em Acesso rápido ou aqui e siga as orientações do sistema para emissão do boleto.

Perguntas frequentes (FAQ):

Onde posso pagar o boleto?

  • Nos bancos conveniados até a data do vencimento. Via internet ou presencial. Os bancos conveniados são: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Casas Lotéricas.

O serviço “pagamento de DAM” está disponível para débito automático?

  • Não. Mas, o pagamento poderá ser agendado via internet banking.

Gostaria de pagar meu IPTU, mas não sei o número da matrícula e não moro em Manaus. Podem mandar por e-mail o número da matrícula?

  • Por respeito ao direito ao sigilo fiscal, a Semef não envia por e-mail número da matrícula. Constitua um procurador em Manaus ou entre em contato com a pessoa (ou construtora) que vendeu o imóvel. Ou use o serviço Matrícula do IPTU;

Após negociação, paguei com atraso a primeira parcela do meu IPTU, mas o meu nome ainda se encontra em protesto. Como proceder para retirar o meu nome do protesto?

  • Identifique em qual(is) cartório(s) o seu nome se encontra em protesto. Em seguida, pague a custa do cartório para ter o nome retirado do protesto. Acesse https://site.cenprotnacional.org.br/ para informação do cartório.

Moro em um condomínio residencial e nunca paguei IPTU. Como faço para ter acesso ao carnê de pagamento e o número da matrícula?

  • Por respeito ao direito ao sigilo fiscal, a Semef não disponibiliza a guia para pagamento sem o número do cadastro imobiliário/matrícula de IPTU. Entre em contato com a construtora ou com a pessoa que realizou a venda do imóvel. A entrega dos carnês de IPTU é feita nas guaritas dos condomínios, conforme determina o Código Trubutário Nacional (CTN) e decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

Paguei meu IPTU por débito automático e tenho apenas os comprovantes do banco. Gostaria de saber como posso obter o comprovante de quitação?

Qual a unidade responsável?

Subsecretaria de Receita/Departamento de Atendimento e Cobrança.

 

  • Prefeitura Municipal de Manaus

  • Av. Brasil, 2971 - Compensa I - Cep: 69036-110 - Manaus./AM
    Telefone: 3625-6991
    Email: .

2018 - Prefeitura Municipal de Manaus - Todos os direitos reservados